POLICIAL - Sábado, 19/04/2014 - 00h35
PM apreende 200 buchas de maconha nas mãos de 3 traficantes
A PM apreendeu na noite de ontem, Sexta-Feira da Paixão, 200 buchas de maconha, um tablete da mesma droga e duas pedras de crack, além cinco aparelhos de telefone celular e R$ 602,00. Três traficantes, de uma quadrilha do Santo Antônio II, estavam num Fiat 147, nos fundos da Cadeia Pública de Machado, provável destino das drogas.
Verdade seja dita: a PM de Machado tem dado resposta ao clamor da sociedade, diante do aumento da violência e da expansão do tráfico de drogas.

HISTÓRIA - Quinta-feira, 17/04/2014 - 10h40
Sepultamento do corpo de Dr. Jorge será às 14 horas
Será sepultado às 14 horas de hoje, quinta-feira, o corpo do ex-deputado e ex-prefeito de Machado Dr. Jorge Eduardo Vieira de Oliveira. - Maior liderança da história do PMDB regional, fora um homem intransigente no que se refere à ética e ao zelo pelo patrimônio público. Exerceu dois mandatos como prefeito e três como deputado estadual (1º fora suplente).  

Falece ex-prefeito e ex-deputado
Dr. Jorge Eduardo Vieira de Oliveira
Faleceu há pouco, por volta das 21h30 da noite desta quarta-feira, na casa de sua fazenda, em Machado, o ex-prefeito e ex-deputado Dr. Jorge Eduardo Vieira de Oliveira. Teve um infarto.
O corpo deverá começar a ser velado no início da manhã de quinta-feira, no Velório Municipal.
- O ex-deputado por Machado pediu cerimônia simples. Seu desejo é ser sepultado com vestes brancas, de médico.
Dr. Jorge Eduardo foi diretor e provedor do Hospital da Santa Casa de Caridade e presidente da Fundação Educacional de Machado. Elegeu-se prefeito em duas ocasiões: entre 1972 e 1976, e entre 1983-88.
Após ser eleito suplente de deputado estadual em 1991, assumiu o cargo, sendo reeleito por mais dois mandatos.  

POLICIAL - Quarta-feira, 16/04/2014 - 12h00
Polícia Civil esclarece crime bárbaro que chocou Machado

A Polícia Civil de Machado irá apresentar oficialmente, à imprensa, na tarde desta quarta-feira, dois maiores e outros dois menores infratores envolvidos na execução de dois jovens, dias atrás em Machado. Os corpos foram queimados.
Uma prisão [de um maior] e duas apreensões [menores] foram feitas na manhã de hoje, quarta-feira. Um maior foi preso, dias atrás, por tráfico de drogas. Seria o autor dos disparos que matou os jovens.
- Outros dois menores [de 15 e 17 anos], também envolvidos na barbárie, estão foragidos.
  

INTERLAGOS - Segunda-feira, 14/04/2014 - 07h10
Pouso-alegrense retorna à motovelocidade, em Interlagos

Com um ótimo 4º lugar, Adriano Nogueira, o Carioca, retornou ontem, domingo, à motovelocidade, em Interlagos
Revista IMAGEM & CONTEÚDO acompanhou a prova.
Maior competição de motovelocidade da América Latina, o SuperBike Series Brasil teve a primeira etapa da edição 2014 ontem, domingo (13), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com mais de 30 mil presentes. Dentro das pistas, mais de 200 pilotos participaram das corridas das categorias SuperBike Pro, 600cc SuperSport, SuperBike Light, Copa Kawasaki Ninja 600, Copa Honda CBR 500R, Copa Kawasaki Ninja 300 e Honda Junior Cup. - Adriano Nogueira, o Carioca, é um dos dois pilotos de Pouso Alegre a competir. Retorna às pistas após nascimento do casal de gêmeos.

Manifestação contará com a participação de líderes religiosos
Concentração deverá se transformar em ato ecumênico em favor da paz e da não violência

Jovens foram mortos de forma bárbara.

POLICIAL - Sexta-feira, 11/04/2014 - 18h20
Criança de 11 anos é apreendida com 7 pedras de crack

Um menino de 11 anos de idade, criança, segundo o ECA, foi apreendido com sete pedras de crack há pouco, no final da tarde de hoje, sexta-feira, no Jardim Nova Machado. Conforme as leis, o menino não pode ser sequer apreendido. Será entregue ao Conselho Tutelar, na presença da mãe.

POLICIAL - Sexta-feira, 11/04/2014 - 11h00
Menores apreendidos ontem com armas de fogo estão na rua
Dois menores infratores apreendidos ontem à noite, quinta-feira, com armas de fogo, numa Operação da PM que contou com a participação de homens da ROTAM (Tropa de Elite da PM), já estão em liberdade. Ambos têm diversos registros policiais; um deles, inclusive, teria participação em homicídio.
Brechas na lei permitem 'rolezinhos' dos menores infratores em viaturas da Polícia e deixam sociedade refém de criminosos bárbaros. PM têm dado resposta à população. As leis brasileiras, no entanto, 'favorecem' a criminalidade.

POLICIAL - Sexta-feira, 11/04/2014 - 05h55
Comando da PM desloca equipes da ROTAM para Machado

Duas equipes da ROTAM (Tropa de Elite da PM de Minas), do 29º Batalhão em Poços de Caldas, estiveram ontem em Machado, para incursões em áreas consideradas quentes em criminalidade. Menores infratores foram apreendidos e suspeitos presos.
- Confira na edição da FOLHA, amanhã, sábado.

PAZ SOCIAL - Sexta-feira, 11/04/2014 - 05h50
Sociedade fará manifesto em favor da segurança e da paz

Amigos e familiares dos jovens assassinados esta semana em Machado farão manifestação hoje, sexta-feira, no centro da cidade. Concentração está marcada para as 14 horas, na Praça Antônio Carlos. - Sociedade cobra mais segurança e paz para a cidade.
Dados apontam salto de 18% nos registros de crimes violentos em Machado, em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais uma moto é roubada em Machado; crime aconteceu na noite desta 4ª feira
PM monta cerco-bloqueio na região da Caiana. PM de Alfenas auxilia na tentativa de captura dos bandidos.

PM age rápido e prende autor de disparo; atirador é menor
Menor infrator que disparou um tiro contra outro adolescente, por volta das 17h30, nas proximidades da Escola Estadual Iracema Rodrigues, hoje, foi apreendido pela PM.
Polícia agiu rápido, apreendeu o atirador e a arma de fogo utilizada na tentativa de homicídio.  - Cidade está em pânico.

Governo do Estado não faz nada!


Policial Militar conversa com menor infrator que disparou contra estudante. Atirador tem 15 anos; vítima, a mesma idade. Atrito banal, entre ambos, há uma semana, teria provocado a ira do jovem e a tentativa de homicídio.
Menor estava acompanhado da mãe, na Delegacia de Machado, por volta das 20 horas. Amanhã, quinta-feira, provavelmente estará solto.

Garoto leva tiro de raspão perto de escola estadual
Um adolescente levou tiro de arma calibre 22, no braço. Fato ocorreu há pouco, na tarde desta quarta-feira, nas proximidades da Escola Estadual Iracema Rodrigues. Jovem foi levado ao Pronto Atendimento Municipal.

Jovens executados não tinham passagens pela Polícia
Os dois jovens executados em Machado, com requintes de crueldades, não tinham passagens pela Polícia. Eram trabalhadores e envolveram-se com pessoas de má índole.
Corpos foram mutilados, carbonizados e jogados cova rasa, num terreno utilizado, no passado, como lixão, no bairro Aleluia, zona rural de Machado. O carro foi abandonado próximo da Afup, na manhã de segunda-feira, cheio de sangue. - Vítimas teriam saído com duas moças e ingerido bebidas alcoólicas.

POLICIAL - Quarta-feira, 09/04/2014 - 07h00
Polícia diz estar próxima de desvendar crime

O delegado da Polícia Civil de Machado anunciou que está próximo de desvendar a execução dos jovens do bairro Ouvidor. As mulheres que estavam estavam com os rapazes foram ouvidas e liberadas. -As famílias dos jovens estavam indignadas no sepultamento dos corpos, terça-feira, às 10 horas.

Polícia Civil confirma encontro de dois corpos carbonizados
Foram encontrados na tarde desta segunda-feira, no antigo lixão do bairro rural Aleluia, dois corpos carbonizados. -Não se pode afirmar, ainda, que os corpos são de dois jovens desaparecidos desde sábado; eles são moradores do bairro rural Ouvidor.

Os corpos foram levados para o IML de Alfenas para análises de DNA e arcada dentária.
[Mais detalhes, abaixo].
 

POLICIAL - Segunda-feira, 07/04/2014 - 17h00
Mortos
residiam no bairro Ouvidor, zona rural de Machado
Os pais de Cleisson (ESQUERDA) e Matheus (DIREITA), Amado Aparecido de Moraes e Paulo Donizete Guiraldelli registraram ocorrência pelo desaparecimento de seus filhos, na noite de sábado. São moradores do bairro rural Ouvidor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POLICIAL - Segunda-feira, 07/04/2014 - 16h35
Pé humano é encontrado, carbonizado, em lixão
Um pé humano foi encontrado há pouco, pela PM, num local que serviu de lixão, anos atrás, em Machado. A perícia recolheu o membro para tentar identificar o corpo. - Pode ser de Cleisson Sérgio Moraes, 18 anos, ou Matheus Giovani, 18 anos, desaparecidos da região do bairro rural Ouvidor desde sábado.

POLICIAL - Segunda-feira, 07/04/2014 - 16h25
Dois jovens desaparecidos em Machado

Dois jovens estão desparecidos desde sábado. Eles seriam moradores do bairro rural Ouvidor e, esporadicamente, consumiriam drogas. O carro de um deles, um Gol, placas de Paraguaçu, foi abandonado num terreno baldio, próximo ao bairro Santo Antônio I, na Rua Particular, perto da entrada para a Afup, por volta das 07h15 da manhã de hoje.
 

POLICIAL - Segunda-feira, 07/04/2014 - 09h40
Roubo de moto e tiros no final de semana
Uma motocicleta foi furtada na noite de ontem, domingo, por volta das 20 horas, nas proximidades do Cemitério. No sábado, por volta das 20h10, ladrão tentou levar uma motocicleta, na Av. Renato Azeredo, se desequilibrou e caiu; o roubo não se concretizou.
Na noite de sábado, um homem levou dois tiros no braço na Av. Ricardo Annoni Filho, altura do número 650. - A informações de tiroteio no Jardim das Oliveiras, entre sábado e domingo.
A PM registrou os três primeiros casos.

"Parabéns FOLHA MACHADENSE por existir por 40 anos.
Parabéns por resistir por 40 anos"!

Roberto Camilo Órfão Morais.
Ex-prefeito por Machado.
E.mail: redacaofm@gmail.com

POLICIAL - Quinta-feira, 03/04/2014 - 14h50
Carreta, ao tombar, jogou carro para fora de estrada
Uma carreta bitrem, carregada com 'bags' cheios de café, tombou no início da noite de hoje, quarta-feira, no trevo de acesso ao bairro Santo Antônio II. O veículo saiu de Machado, pela MG-179.

Justiça proíbe paralisação de funcionários da Saúde
Caso desrespeitem a decisão Judicial, proferida no final da tarde de hoje, funcionários da Saúde que anunciaram paralisação para amanhã, quinta-feira, serão multados em R$ 1 mil por dia. A multa poderá ser aplicada por funcionário que desrespeitar medida.
Categoria alega falta de diálogo do prefeito. - Paralisação de amanhã era indicativo de greve que poderia acontecer em maio.

No mandato passado, além de dialogar com o Chefe do Executivo funcionários chegaram a fazer manifestação, num gesto mais político do que técnico.

POLICIAL - Quarta-feira, 02/04/2014 - 19h05
Carreta b
itrem tomba no trevo de acesso ao Santo Antônio II
Uma carreta bitrem, carregada com 'bags' cheios de café, tombou no início da noite de hoje, quarta-feira, no trevo de acesso ao bairro Santo Antônio II. O veículo saiu de Machado, pela MG-179, em direção à Rodovia Fernão Dias e ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. - A carga pendeu para o lado esquerdo, quando o motorista fez uma das curvas de um "S", entre a entrada para o campus do Instituto Federal do Sul de Minas e o trevo de acesso ao bairro Santo Antônio II.
O condutor não conseguiu controlar o veículo. Parte da carreta tombou. O cavalo mecânico continuou na posição de rodagem. - O motorista sofreu ferimentos leves, uma vez que a cabine encostou num barranco paralelo à pista de rolamento do sentido contrário de direção.

POLICIAL - Quarta-feira, 02/04/2014 - 11h35
Fiat Uno teria provocado acidente que matou motociclista

Um Fiat Uno teria provocado o acidente que matou um motociclista na tarde de ontem, durante uma chuva. Segundo uma leitora da FOLHA ON LINE, que estava em um carro atrás dos veículos envolvidos no acidente, um Fiat Uno teria provocado a colisão entre o Ford Escort e a motocicleta.O Uno teria colidido na traseira do Ford Escort, fazendo o veículo rodopiar na pista, indo de encontro à motocicleta, que chegava de Paraguaçu a Machado.
A testemunha ocular passou e.mail à Redação, afirmando ter visto o Fiat Uno.

POLÍTICA - Terça-feira, 01/04/2014 - 12h00
Brasil é um dos últimos em teste de capacidade de raciocínio

O Brasil decepcionou mais uma vez no Pisa, avaliação internacional que mede competências de alunos em diferentes nações. A educação brasileira amargou o 38.º lugar em uma lista de 44 países, de acordo com o resultado divulgado nesta terça-feira, 1.º, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Tradicionalmente voltado para Leitura, Matemática e Ciências, pela primeira vez o Pisa mediu a capacidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas mais complexos de lógica e raciocínio. No topo do ranking ficaram países asiáticos como Cingapura, Coreia do Sul e Japão. Já entre os últimos colocados, estão Uruguai, Bulgária e Colômbia.

 

POLICIAL - Terça-feira, 01/04/2014 - 17h50
Acidente mata motociclista próximo à ponte da BR-267

Acidente há pouco, próximo à ponte sobre o Rio Machado, na BR-267 (antiga PROEX) matou um motociclista. O veículo da vítima fatal tem placa de Paraguaçu.
O Ford Escort (placas de Itajubá) que provocou o acidente atravessou em meio à pista, durante a chuva; o motociclista bateu na lateral direita do carro. O corpo da vítima foi projetado para dentro do veículo.
A vítima seria Isaías de Jesus Rosa, motorista de caminhão de uma empresa terceirizada que presta serviços para o Pastifício Santa Amália. Chegava a Machado para uma viagem a Belo Horizonte.

POLÍTICA - Terça-feira, 01/04/2014 - 15h20
PT monta tática de 'gerrilha' para entraves políticos regionais

Com as presenças dos deputados Odair Cunha (federal) e Ulysses Gomes (estadual) o Partido dos Trabalhadores iniciou ontem, segunda-feira, uma série de reuniões com prefeitos da região para os entraves políticos que podem ser, supostamente impostos pelo Governo do Estado [nas mãos do PSDB] contra os Gestores Públicos Municipais.
A pauta de ontem girou em torno do Sistema de Saúde Plena. Reunião ocorreu no Clube de Eventos Califórnia, em Pouso Alegre.

POLICIAL - Segunda-feira, 31/03/2014 - 06h00
Mais um assalto a posto de gasolina em Machado
Crime aconteceu na noite de domingo. Mais uma vez, homem chegou armado, rendeu os frentistas e levou o dinheiro: cerca de R$ 600,00, segundo a PM.
É o quarto assalto em uma semana. Sábado passado, foram dois assaltos num mesmo dia. Estabelecimento fica na entrada do Jardim das Oliveiras.

Carvalhópolis pensa em educação e festas do mês de maio

Prefeitura constrói creche e prepara área para receber rodeio, em maio.

GREVE  NA SAÚDE - Quarta-feira, 26/03/2014 - 21h10
Paralisação será na próxima quinta-feira, dia 03 de abril

Inconformados com a falta de diálogo com o Executivo, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde anunciam paralisação para a próxima quinta-feira, dia 03 de abril. - Entre os dias 07 e 09 de maio poderá ocorrer greve-geral.

CRISE NA SAÚDE - Quarta-feira, 26/03/2014 - 20h00
Funcionários da Secretaria de Saúde sinalizam greve em maio

Comissão formada por mais de 60 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde sinalizaram hoje, quarta-feira, dia 26, em Assembleia Geral, na Câmara de Vereadores de Machado, paralisação e greve no mês de maio.
A categoria poderá parar entre os dias 07 e 09 de maio, uma vez que suas reivindicações não têm sido atendidas pelo Poder Executivo.

Funcionários da Saúde reunidos hoje, quarta-feira, em Assembleia Geral, no Plenário da Câmara de Machado

POLICIAL - Segunda-feira, 24/03/2014 - 22h40
'Circular' sofre assalto a mão-armada na noite desta 2ª feira

Ônibus de transporte coletivo foi assaltado na noite de hoje, segunda-feira, dia 24, em frente ao antigo Matadouro Municipal. O veículo fazia a linha Santa Luíza-Centro e, por volta das 22h30, foi parado por uma rapaz que sinalizou para o motorista. Nervoso, o jovem assaltante entrou com arma em punho e pôs o revólver apontado para a cabeça do motorista.
O telefone celular do cobrador da empresa de ônibus também teria sido levado. - No momento da ação havia poucos passageiros dentro do veículo.
O registro de ocorrência policial foi feito na avenida Arthur Bernardes, em frente a uma agência de veículos.

CÂMARA - Segunda-feira, 24/03/2014 - 23h10
Nos cálculos de vereador, Prefeitura gastou R$ 390 mil com aluguel
Nos cálculos do vereador Aécio Almeida, que utilizou a Tribuna da Câmara na sessão da noite desta segunda-feira, a Prefeitura gastou R$ 390 mil com aluguéis de carros. Ele afirmou que, em cálculos preliminares, imaginava que o Município gastava cerca de R$ 203 mil. "Que já seria muito. Se minhas contas estiverem certas, o montante é um verdadeiro absurdo", afirmou o parlamentar.
Almeida comparou o valor do contrato com o peço de um carro modelo popular: cerca de R$ 23 mil.

MACHADO - Segunda-feira, 24/03/2014 - 15h10
Posto de combustível é assaltado duas vezes num mesmo dia

O primeiro assalto a mão-armada aconteceu no sábado, num posto de gasolina às margens da BR-267, em seu perímetro urbano. Um rapaz de estatura baixa, com cabelo tingido de amarelo, usando chinelos, entrou na loja de conveniências. Sob ameaça, roubou o dinheiro que estava com vítima. – Fugiu em direção ao Jardim das Oliveiras.
No mesmo dia, a PM voltou a comparecer ao mesmo estabelecimento comercial. O assalto ocorreu da mesma forma: um segundo marginal chegou a pé, desta vez com uma faca [utilizada em açougue] e ameaçou a vítima. Roubou cerca entre R$ 500,00 e R$ 600,00 que estavam no bolso da camisa do frentista.
O bandido fugiu a pé, pela Rua Projeta, em direção à avenida Ricardo Annoni Filho.

Tiros são disparados no Primavera II
A mãe de um jovem de 15 anos, que teria envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes, acionou a PM, domingo, para relatar que um indivíduo passou em frente à sua residência, à Rua Ernesto Pereira de Carvalho e efetuou seis disparos de arma de fogo. Ninguém ficou ferido.
NR. Constantes disparos de arma de fogo, em Machado, têm ligações com o tráfico de drogas. Geralmente, dívidas não pagas.

Comércio sofre assalto a mão-armada
O domingo foi de vários registros policiais. Na avenida Arthur Bernardes, um estabelecimento comercial sofreu assalto a mão-armada. Uma moto Honda CB 300cc, placa de Alfenas, com dois homens, praticou o crime. O modo de operação da ação criminosa foi o tradicional: o ocupante da garupa desce do veículo, com arma em punho, e anuncia o assalto.
Os ladrões roubaram R$ 800,00 do bolso da calça da vítima e um cheque de R$ 120,00.

Furto de motocicleta
Um homem de 45 anos de idade registrou na manhã desta segunda-feira, no Posto de Policiamento Comunitário da Praça Antônio Carlos, o furto de sua motocicleta Honda NX 150cc. O fato aconteceu no sábado, dia 22, na zona rural. A moto era guardada dentro de uma tulha.
O veículo era utilizado apenas para deslocamentos dentro da fazenda.

POÇOS DE CALDAS - Sábado, 22/03/2014 - 20h30
Recado aos 'aloprados'
O presidente da Câmara de Poços de Caldas e ex-prefeito da mesma cidade, Paulo Tadeu (PT), 'rasgou ceda' e elogiou (e, muito) o Governador do Estado, Antonio Anastasia. - O petista, que a fala autorizada durante a inauguração das obras das Thermas Antônio Carlos, sábado, numa quebra de protocolo feita pelo prefeito de Poços de Caldas (também petista), classificou Anastasia de Estadista. Afirmou que o Governador está acima da média dos demais políticos brasileiros; homem de fácil acesso, livre trânsito e que é possível conversar.
Em seu discurso, Paulo Tadeu, pré-candidato a deputado, tentou desvencilhar-se da política radical. - Do lado de fora das Thermas Antônio Carlos, pequeno grupo protestava.


Petista Paulo Tadeu, presidente da Câmara de Poços de Caldas, cumprimenta o Governador do Estado,  após discurso no qual classificou Antonio Anastasia de Estadista. - Lideranças petistas, que almejam vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos deputados buscam afastar imagem radical

POÇOS DE CALDAS - Sábado, 22/03/2014 - 18h30
Governador inaugura obras de reforma das Thermas

O governador do Estado, Antonio Anastasia, inaugurou neste sábado, em Poços de Caldas, as obras de reforma das Thermas Antônio Carlos. - Obra concluída em 1931, é considerada o primeiro estabelecimento crenoterápico brasileiro, dotado de refinamentos arquitetônicos e técnico-científicos, até hoje admirados. A reforma das Thermas Antônio Carlos teve início em 2010.


POÇOS DE CALDAS
- Sábado, 22/03/2014 - 18h30
Machadenses cobram início de obra da MGC-267

Após a inauguração das obras de reforma das Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas, na tarde deste sábado, o ex-prefeito José Miguel de Oliveira e o vereador José Jaime de Carvalho cobraram do Governador Antonio Anastasia o início das obras de pavimentação da MGC-267, que liga Cordislândia a Carvalhópolis, passando pela zona rural de Machado e o Distrito Douradinho.
- O Governador garantiu resolver o impasse. Testemunharam o encontro o deputado estadual Carlos Mosconi e o secretário de Estado de Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles.

MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Crime aconteceu há pouco, nesta sexta-feira, na av. Dr. Feliciano Vieira. Vítima estava dentro de um estabelecimento comercial.

Tiros são disparados para o alto, no Jardim Bela Vista
Está se tornando comum: ao se aproximar o final de semana, tiros têm sido disparados para o alto, durante noites e madrugadas, entre o Jardim Bela Vista e Vila Centenário.
Terça-feira, o estouro de bombinhas [segundo a Polícia Militar] teriam provocado começo de pânico entre os moradores do bairro Santa Luíza, na região do CAIC. Mães teriam corrido para a creche para proteger os filhos. - Alguns moradores disseram que foram tiros e, não, bombinhas.

 

CIDADE - Quinta-feira, 20/03/2014 - 10h30
Operação conjunta apreende  armas, suspeitos e foragido

Operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil de Machado, com o apoio de frações militares de Alfenas, Carvalhópolis e Poço Fundo prendeu hoje, quinta-feira, cinco suspeitos de envolvimento com o crime e outros dois menores infratores. - Entre os presos, um homem conhecido por Vavá, foragido da Justiça de Alfenas. Morava na bairro Santa Luíza e sua prisão ocorreu graças à denúncia anônima.
Além dos detidos, foram apreendidos dois revólveres, uma espingarda de pressão, dinheiro e muitos cheques de terceiros e folhas de cheques em branco. - Três veículos foram apreendidos.